sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Boas Festas


Retrospectiva de 2008 e conjecturas sobre aquilo que nos espera em 2009:

Economia: Não se avizinham tempos fáceis. Vêm aí falências, despedimentos em massa, fusões para fugir à crise. 2008 será recordado como o ano do declínio irreversível do capitalismo selvagem. Num contexto de pouca liquidez e incerteza em relação aos agentes económicos levará o seu tempo até que banca e investidores voltem a confiar no novo sistema. Resta saber o que nos espera.

Politica: Menor margem de manobra. 2009 será um ano de fogo para a classe política. Pairam dúvidas sobre o papel da União Europeia a 27, sobre o rumo da política Norte-Americana e sobre o espectro expansionista do bloco Chinês. As sucessivas crises económica, social e identitária criaram um terreno fértil à ascensão dos regimes extremistas, com especial ênfase para a Direita. Ou os Estados se tornam mais sociais ou então deveremos levar o aviso dos jovens gregos bem a sério.

Futebol: O pós-Scolari deveria ter sido acautelado de outra forma. A Equipa Nacional sofre de uma carência de liderança dentro e fora do campo. Depois da saída de muitos jogadores históricos não se vislumbram sucessores óbvios aos seus lugares. Com a crise a chegar também ao Futebol é bom que os clubes nacionais apostem menos na compra e mais na formação. A Selecção e o Futebol Português agradecerão.

Educação: Quando no sistema de educação se discute mais a figura do professor do que a do aluno algo vai mal. Que se trabalhe no sentir da concertação, educação ainda pode ser um sector de prestígio, haja bom senso.

Cultura: Em tempos de crise, os cortes orçamentais fazem-se sentir com mais acuidade no campo artístico. Sem pretensões a ser o ópio do povo é necessário investir-se mais na arte. Qualquer área que seja evasiva ajudará a dissipar, mesmo que por instantes, os pensamentos menos optimistas. O Homem sonha, o Mundo avança.

Desejo de Boas Festas a todos os leitores do Observador XXI.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Educação: Déjà Vu


Está a precisar de emprego ou apenas descontente com o que tem neste momento?


Imagine uma profissão em que ter vocação não é um imperativo para que a exerça, imagine uma profissão em que não terá contrapartidas negativas mesmo que não a execute com todo o profissionalismo devido, uma profissão em que todos os que nela ingressam podem aspirar ao topo da hierarquia, uma profissão em que a progressão é automática, uma profissão em que é a variável tempo que determina a subida de estatuto e não a qualidade do serviço prestado, em que a fiscalização é esporádica e pouco rigorosa.

Interessado?

Temo que esta profissão tão apetecível esteja com os dias contados. Falava-vos da profissão de Professor até à entrada em cena da Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.

Durante as três décadas que se sucederam ao 25 de Abril a educação tornou-se um sector estagnado.

Apesar de ter sido uma «paixão» de muitos executivos nenhum conseguiu instaurar as tão proclamadas reformas. Sempre que chegava a altura de proceder a mudanças estruturais e se consciencializavam da dimensão das repercussões politicas que teria reformar um sector que envolve um universo tão vasto (famílias inteiras, professores e pessoal não docente) o resultado foi sempre um, manter tudo na mesma.

Durante mais de 30 anos os professores mantiveram o seu status quo intocável, não souberam adaptar-se aos tempos e continuaram a ensinar nos mesmo moldes em que os seus antepassados foram ensinados e continuaram a conceber a escola como um depositário do trabalho individual e não como uma comunidade.

O professor, geralmente mostruário de conteúdos programáticos, apenas ganhou consciência de que integrava uma comunidade aquando de manifestações ou protestos para manter as suas regalias.


É assinalável verificar a imensa mobilização num sector que sempre esteve de costas voltadas para si mesmo

Durante mais de 30 anos pouco mais se exigiu aos professores para além de dar aulas.

Trinta anos depois o Mundo mudou, as crianças estão mais despertas para o que as rodeia, o trabalho em rede e em pares tornou-se um imperativo para o sucesso de qualquer organização, as carreiras deixaram de ser vitalícias (o tão afamado trabalho para a vida vem perdendo expressão) tendo vindo a transformar-se num sistema de trabalho especializado, sazonal e onde vêm a ganhar importância os sistemas meritórios de compensação, muitas vezes mediados por instituições externas.

Talvez a astronomia e astrofísica não sejam domínios de que a maioria dos professores esteja inteirado mas convém perceberem que o Mundo nunca parou de efectuar os seus movimentos de translação. Já não é necessário pagar-se indulgências para se conseguir um lugar no paraíso divino, já ninguém paga corveias para trabalhar nos grandes latifúndios, as mulheres já se emanciparam, o Mundo mudou..

Nos últimos meses temos assistido a greves, manifestações, protestos, motins. Mais do que propostas palpáveis, os acontecimentos mediáticos apenas têm visado criar ruído, denegrir a imagem pública de membros governativos, causar mossa política, criar forças de bloqueio para a execução das reformas, o objectivo não é discutir nada, é criar um ambiente tão hostil que torne as mudanças inviáveis, de preferência afastando a Ministra.

A política dos Sindicatos, encabeçada pelo líder da FENPROF, Mário Nogueira, tem sido essa, um autêntico braço-de-ferro que pretende jogar com os tempos mediático e político aproveitando a demagogia para interesses corporativos.

Num protesto feito de frases feitas, em que muitos protestam sem opinião formada ou sem consciência do que vai mudar, gera-se uma onda de repulsa à mudança porque ela acarreta perda de privilégios.

Os professores não querem ser avaliados pelos pares, não querem quotização na progressão das carreiras, não querem que os pais sejam envolvidos no processo de avaliação, apenas querem um «modelo de avaliação justo», de preferência em que sejam eles próprios a autoavaliar-se, um embuste de avaliação que de nada servirá.

Todos querem reformas menos quando elas colidem com as suas regalias.

Saberão os professores o que realmente querem? Tenho dúvidas.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

CR7: Chegar, Ver, Vencer


Uma inevitabilidade.

Assim poderemos descrever a consagração de Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do Mundo, um Prémio atribuído pela revista France Football.

Seria uma autêntica heresia futebolística não atribuir este prémio ao jogador português. Se anos houve em que a votação para melhor do mundo foi pautada por indefinições causadas por performances equivalentes entre os candidatos era sabido que, para edição deste ano, Cristiano Ronaldo levava uma imensa vantagem. Só uma votação inquinada por critérios muito subjectivos ou lobbies federativos poderia retirar ao português o título.

Cristiano Ronaldo fez uma temporada a roçar o perfeito, tanto a nível colectivo como individual.

Foi seguramente o melhor jogador a actuar em Inglaterra, foi concomitantemente o melhor jovem, o melhor marcador no campeonato, um dos melhores assistentes para golo, o melhor marcador dos campeonatos europeus, o melhor marcador da Liga dos Campeões, o vencedor do campeonato Inglês, o vencedor da Liga dos Campeões, marcou de cabeça, marcou de pé esquerdo, marcou de direito, marcou de calcanhar, marcou de livre, marcou, marcou, marcou por 42 vezes.

É sabido que no futebol o talento não é tudo e que, em muitos dos casos, anda de braço dado com a sorte.

Ronaldo soube sempre aproveitar as oportunidades que teve quando despontou no Sporting, pelas mãos de Lazlo Boloni em 2002. De corpo franzino mas com velocidade estonteante, fintas arrojadas e sem medo de arriscar Ronaldo dissipou de imediato as dúvidas de quem não lhe augurava um futuro promissor.

O talento formado na academia leonina, apesar da tenra idade, voltou a não se deixar intimidar pelos adversários e numa exibição que podemos apelidar, com as devidas ressalvas, de arrogante, trucidou os jogadores do Manchester United aquando da inauguração do Alvalade XXI. Alex Fergusson, experimentado treinador nas lides do futebol não o deixaria escapar.

Chegado a Manchester com apenas 18 anos e sem dominar o idioma poderíamos esperar que Ronaldo ficasse na sombra, remetido para os escalões secundários do clube britânico até surgir uma hipótese na equipa principal. Ronaldo não só foi integrado de pronto na primeira equipa como teve uma demonstração impar de abnegação, carácter e superação que fizeram dele o jogador que é hoje em dia. É pública a dedicação quase excessiva de Ronaldo pelo treino, pelo aprimoramento de gestos técnicos, pelo treino físico.

Ronaldo tornou-se génio porque não dormiu à sombra do seu talento, pelo contrário, soube potenciá-lo e -lo no clube certo.

Com pouco mais de 20 anos Ronaldo atingiu o topo do Olimpo.

Há no entanto aspectos perversos no jogador Português que importa ressalvar.

Se no início da sua carreira o seu comportamento foi pautado por um discurso marcadamente para a valorização da estrutura familiar, nomeadamente pela importância da mãe e do falecido pai nos últimos tempos Ronaldo tem-se visto envolvido por um circulo mediático que nada abona em seu favor.

Ao expor a sua vida privada, ao austentar riqueza supérflua e esbanjamento de dinheiro em futilidades após um passado de privação, ao criar por sua própria iniciativa uma guerra entre dois clubes e federações devido ao seu interesse por jogar no campeonato espanhol, ao demonstrar uma faceta birrenta pela transferência ter saído gorada, ao desrespeitar um clube e uns adeptos que lhe proporcionaram tudo o que hoje tem Ronaldo perdeu fora do campo o crédito que vem ganhando dentro dele.

Queira ou não Ronaldo deverá consciencializar-se de que é sinédoque da imagem de Portugal a nível internacional. Tem não só no seu braço a braçadeira de capitão da Selecção nacional mas é o maior embaixador do seu país e por mais que não se queira imiscuir nessa responsabilidade ela não lhe será retirada.

Terá Ronaldo um estofo mental para suster tamanha pressão?

Que se lembre que o difícil não é atingirmos o topo..é mantermo-nos lá.