tag:blogger.com,1999:blog-892729884087443340.post3994198454251775064..comments2023-09-15T15:24:18.775+01:00Comments on Observador XXI: Educação: Medo de MudarJoão Pedro Pintohttp://www.blogger.com/profile/02682265988475635031noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-892729884087443340.post-75043214091051853802009-03-05T00:11:00.000+00:002009-03-05T00:11:00.000+00:00Penso que certamente, num modelo de avaliação bem ...Penso que certamente, num modelo de avaliação bem desenhado, nenhum bom professor ou outro qualquer profissional tem medo de ser avaliado.<BR/>Mas não é medo que as pessoas manifestam...<BR/>Concluo que não está tão suficientemente inteirado no assunto como pensa, porque imensos problemas já começaram a surgir com imensos bons professores, pessoas competentes e empenhadas no seu trabalho. Esta avaliação tal como já se previa está a encalhar todo o bom funcionamento das actividades que se vinham a realizar nas escolas anteriormente. Coisas que eram realmente úteis à comunidade e aos alunos. O bom desempenho e a competência é coisa que este modelo não mede certamente... São lamentáveis ainda, alguns dos comentários feitos a este POST. <BR/>Devem pensar que os professores são uma cambada de idiotas...<BR/>Uma das classes mais competente e com mais formação neste país, onde grande parte é mestrada e doutorada nas suas áreas científicas e igualmente em ensino ... pessoas que trabalham dia e noite para que os seus alunos tenham tudo de melhor mesmo nas más condições que as escolas públicas oferecem. Pessoas que gostam de ensinar e que não se viraram para o ensino por necessidade, como alguns pensam ... mas por gosto e vocação ... estes comentários são verdadeiras ofensas aos milhares que neste momento ainda estão acabar de preparar aulas e para quem como eu gastou hoje mesmo 98 Euros em material essencial que a escola não consegue obter desde o inicio do ano lectivo ... porém, dinheiro não falta para exaustivas campanhas de marketing e para magalhães que tardam em aparecer ... <BR/>Antes de opinarem de forma tão descomprometida e ofensiva deviam sim abrir os olhos para que estes comecem a fixar-se na realidade que vos rodeia ... Ou então continuem assim e afoguem-se no fundo desse poço de lama que estão a escavar ... Que barbárie . . . que ignorância ...<BR/>Dipenso comentários . . .Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-892729884087443340.post-24685329360262704402008-03-04T17:03:00.000+00:002008-03-04T17:03:00.000+00:00Caro orlando. agradeco antes de mais a sua partici...Caro orlando. agradeco antes de mais a sua participação. É sempre de salutar a pluralidade de pontos de vista.<BR/>Quanto as questões que me dirigiu: <BR/><BR/>1- Esses 67,75% de que fala devem ser vistos, mais do que uma barreira, como uma meta a atingir. Afinal o papel do professor está umbilicalmente ligado ao desempenho dos alunos. Um bom professor, mesmo em contextos adversos, deverá primar pelo sucesso dos seus alunos.<BR/><BR/>2- Participação dos pais. conforme disse "participação activa daqueles que as vão executar". Houve ao longo destes anos um papel demissionário dos pais em relação à escola. Dado que estamos a falar de crianças e família e Escola sejam dois elementos de socialização (primária e secundária) mais relevantes não vejo nenhum impedimento à sua participação no processo.<BR/>Se só fossemos chamados para intervir quando tivessemos conhecimento profundo dos temas raramente o fariamos. Não votavamos no referendo do aborto porque não tinhamos conhecimentos médicos para criticar o tempo de gestação legal, não votariamos na regionalização porque não tinhamos conhecimentos para aferir as consequências socio-demográficas da mudança. <BR/>Se a educação pressupõe Escola, Família e alunos que todos estejam envolvidos.<BR/><BR/>3- Curso novas oportunidades. Só costumo falar daquilo que conheco. Não estou a par dos conteúdos programáticos nem do grau de exigência. O príncipio parece-me correcto. Dar oportunidades a quem não as teve, mas é possível que a par de um aumento de formação seja uma manobra estatistica.<BR/><BR/>Obrigado pela participação. Ate mais.João Pedro Pintohttps://www.blogger.com/profile/02682265988475635031noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-892729884087443340.post-8970707609258819232008-03-03T10:54:00.000+00:002008-03-03T10:54:00.000+00:00Depois de lêr o seu artigo, gostaria de dizer que ...Depois de lêr o seu artigo, gostaria de dizer que está de facto enganado quanto a alguns aspectos do que referiu. Não é verdade que os professores não queiram ser avaliados, e se viu como diz o programa de informação da srª Fátima Campos Ferreira ( que de jornalista não têm nada, um jornalista não têm de dar opinião, como essa senhora o faz, têm de fazer perguntas, confrontar), mas como dizia o mal está neste tipo de avalaição. Como pode o sr. concordar com uma avaliação em que os professores são avaliados pelo numero de passagens que efectuam na turma. Posso lhe dizer que numa escola do seixal os professores para terem nota positiva têm de ter 67,75 % de passagens, são estes os critérios de escola. Então diga-me lá como fazia ? E quanto aos pais, que conhecimentos têm estes quanto à forma como o professor desempanha a sua função? Será que é por o numero de textes positivos que os seus filhos trazem para casa ? <BR/>De facto concordo consigo quando diz que a mudança têm sempre forças de bloqueio, pois as pessoas não estão muito a fim de as fazer, mas desta forma penso ser colocar o carro á frente dos bois. Penso que deverá existir sempre um dialogo com as forças vivas da sociedade. A democracia não se esgota com eleições. Todas as mudanças que são feitas deverão no meu ponto de vista ter a participação activa daqueles que as vão executar. Como podem então ser postas em pratica se a grande maioria não concorda com elas. Bem e mais haveria a dizer. Os novos cursos de Oportunidades criados pelo socrates. Não acha que são cursos que foram criados para aumentar as estatisticas a fim de ficar bem no retrato da U.E.<BR/>Desculpe ser assim tão directo consigo, mas gosto de dar a minha opinião, e posso lhe dizer que não sou professor, mas conheço bem o meio.Orlando Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/07460171612441920295noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-892729884087443340.post-7374610085039205502008-03-02T21:49:00.000+00:002008-03-02T21:49:00.000+00:00boa avaliação justa e objetiva , nao se pode avali...boa avaliação justa e objetiva , nao se pode avaliar os profs desta maneira e achar que eles estao contra só pq esta acomodados pq a grande maioria deles neste momento estao em »estado precario» que essentivo podem ter estes profissionais, quando estao todos os anos á espera de ver se sao ou nao colocados ,será que isto é bom pra eles e prós alunos, serao medidas deste tipo que vao resolver o problema da falta de resultados dos alunos? Será que é assim que melhor vamos preparar os nossos filhos para o futuro?porque mais que esta forma de avaliar o que está em causa é se ela não se vai virar tipo feitiço contra o feiticeiro....Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-892729884087443340.post-77463513410049995212008-02-29T23:53:00.000+00:002008-02-29T23:53:00.000+00:00Penso que o problema base não é a avaliação dos pr...Penso que o problema base não é a avaliação dos professores mas sim o modo com se vai avaliar um profissional que contra situações adversas como falta de um quadro e giz, com escolas a cair aos bocados, com alunos que batem em professores, com os pais dos alunos que batem em professores e outro profissional que trabalha numa escola, onde existem 1 computador para cada 20 alunos onde de inverno não passam frio, onde os alunos são todos louros de olhos verdes praticam surf e são modelos fotograficos (tipo morangos com açúcar). Não se pode colocar tudo no mesmo saco, existem sim bons e maus professores mas também existem boas e más escolas e bons e maus alunos. Avaliar um professor pelo sucesso dos seus alunos não vai mostrar se aquele professor é ou não competente.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-892729884087443340.post-43557263582439292602008-02-29T15:50:00.000+00:002008-02-29T15:50:00.000+00:00"AGORA ESTAMOS NUM PAIS ONDE QQ PESSOA PODE DIZER ..."AGORA ESTAMOS NUM PAIS ONDE QQ PESSOA PODE DIZER O QUE PENSA". <BR/><BR/>Chama-se a isso regime democrático..João Pedro Pintohttps://www.blogger.com/profile/02682265988475635031noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-892729884087443340.post-57934146467104933052008-02-29T15:46:00.000+00:002008-02-29T15:46:00.000+00:00MAS O QUE VEM A SER ISTO??? CALUNIAS É O QUE ISTO ...MAS O QUE VEM A SER ISTO??? CALUNIAS É O QUE ISTO É!!! AGORA ESTAMOS NUM PAIS ONDE QQ PESSOA PODE DIZER O QUE PENSA... MAS O QUE SE ESQUECEM É QUE PODE TER CONSEQUENCIAS SOBRE O QUE SE DIZ...<BR/>QUE É ESTE O CASO...<BR/>E MAIS NAO DIGO.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-892729884087443340.post-3607291981278138712008-02-29T15:24:00.000+00:002008-02-29T15:24:00.000+00:00Palavras para quê? Apoiado!!!Palavras para quê? Apoiado!!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-892729884087443340.post-24240795824281608942008-02-29T14:36:00.000+00:002008-02-29T14:36:00.000+00:00Tudo isto é muito interessante... só não vejo é ni...Tudo isto é muito interessante... só não vejo é ninguém a referir os 30 anos durante os quais a profissão de professor passou para muitos a ser uma solução ao desemprego... Para se ser professor deixou-se de ter que ser acima da média, em vez disso os individuos que ao cargo concorriam eram pessoas desqualificadas que não conseguiam ocupar nenhuma outra profissão. A educação passou a ser o caixote de lixo da sociedade, mas a culpa do insucesso passou a ser dos estudantes, que de geração em geração adquiriu uma incapacidade atroz de ser inteligente. <BR/>"Não consegues arranjar emprego? Porque não vais dar aulas?". <BR/>Querem avaliar os professores? E que tal avalia-los mesmo antes de lhes darem a secretária e o giz!!!Anonymousnoreply@blogger.com