sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

CR7: Chegar, Ver, Vencer


Uma inevitabilidade.

Assim poderemos descrever a consagração de Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do Mundo, um Prémio atribuído pela revista France Football.

Seria uma autêntica heresia futebolística não atribuir este prémio ao jogador português. Se anos houve em que a votação para melhor do mundo foi pautada por indefinições causadas por performances equivalentes entre os candidatos era sabido que, para edição deste ano, Cristiano Ronaldo levava uma imensa vantagem. Só uma votação inquinada por critérios muito subjectivos ou lobbies federativos poderia retirar ao português o título.

Cristiano Ronaldo fez uma temporada a roçar o perfeito, tanto a nível colectivo como individual.

Foi seguramente o melhor jogador a actuar em Inglaterra, foi concomitantemente o melhor jovem, o melhor marcador no campeonato, um dos melhores assistentes para golo, o melhor marcador dos campeonatos europeus, o melhor marcador da Liga dos Campeões, o vencedor do campeonato Inglês, o vencedor da Liga dos Campeões, marcou de cabeça, marcou de pé esquerdo, marcou de direito, marcou de calcanhar, marcou de livre, marcou, marcou, marcou por 42 vezes.

É sabido que no futebol o talento não é tudo e que, em muitos dos casos, anda de braço dado com a sorte.

Ronaldo soube sempre aproveitar as oportunidades que teve quando despontou no Sporting, pelas mãos de Lazlo Boloni em 2002. De corpo franzino mas com velocidade estonteante, fintas arrojadas e sem medo de arriscar Ronaldo dissipou de imediato as dúvidas de quem não lhe augurava um futuro promissor.

O talento formado na academia leonina, apesar da tenra idade, voltou a não se deixar intimidar pelos adversários e numa exibição que podemos apelidar, com as devidas ressalvas, de arrogante, trucidou os jogadores do Manchester United aquando da inauguração do Alvalade XXI. Alex Fergusson, experimentado treinador nas lides do futebol não o deixaria escapar.

Chegado a Manchester com apenas 18 anos e sem dominar o idioma poderíamos esperar que Ronaldo ficasse na sombra, remetido para os escalões secundários do clube britânico até surgir uma hipótese na equipa principal. Ronaldo não só foi integrado de pronto na primeira equipa como teve uma demonstração impar de abnegação, carácter e superação que fizeram dele o jogador que é hoje em dia. É pública a dedicação quase excessiva de Ronaldo pelo treino, pelo aprimoramento de gestos técnicos, pelo treino físico.

Ronaldo tornou-se génio porque não dormiu à sombra do seu talento, pelo contrário, soube potenciá-lo e -lo no clube certo.

Com pouco mais de 20 anos Ronaldo atingiu o topo do Olimpo.

Há no entanto aspectos perversos no jogador Português que importa ressalvar.

Se no início da sua carreira o seu comportamento foi pautado por um discurso marcadamente para a valorização da estrutura familiar, nomeadamente pela importância da mãe e do falecido pai nos últimos tempos Ronaldo tem-se visto envolvido por um circulo mediático que nada abona em seu favor.

Ao expor a sua vida privada, ao austentar riqueza supérflua e esbanjamento de dinheiro em futilidades após um passado de privação, ao criar por sua própria iniciativa uma guerra entre dois clubes e federações devido ao seu interesse por jogar no campeonato espanhol, ao demonstrar uma faceta birrenta pela transferência ter saído gorada, ao desrespeitar um clube e uns adeptos que lhe proporcionaram tudo o que hoje tem Ronaldo perdeu fora do campo o crédito que vem ganhando dentro dele.

Queira ou não Ronaldo deverá consciencializar-se de que é sinédoque da imagem de Portugal a nível internacional. Tem não só no seu braço a braçadeira de capitão da Selecção nacional mas é o maior embaixador do seu país e por mais que não se queira imiscuir nessa responsabilidade ela não lhe será retirada.

Terá Ronaldo um estofo mental para suster tamanha pressão?

Que se lembre que o difícil não é atingirmos o topo..é mantermo-nos lá.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blogue e pelos excelentes vídeos que criam. Sou espectador atento ao que neste blogue se passa. Conheci-o através do canal de vídeos do Casos Notáveis.

    Tomei a liberdade de colocar um link no Casos Notáveis para este blogue. Nas próximas semanas irei também publicar lá alguns dos vossos vídeos.

    Cumprimentos,

    O Administrador do Casos Notáveis,

    Diogo Queirós

    ResponderEliminar
  2. cara o cristiano ronaldo é o melhor do mundo.
    sempre foi desde quando foi eleito
    so nas manhas cr 7 é completo chuta com as 2 pernas fais gols de cabeça... eu acho auem sabe é eu ele é o melhor.......... abraço ae pra galerA FÃ DO CRISTIANO RONALDO.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta. Faça-se ouvir enviando um comentário