quinta-feira, 8 de maio de 2008

Futebol: Xeques-Matam


Calamitoso. É este o estado do futebol em Portugal.

A alegoria usada para entitular este artigo pode remeter, em particular, para a situação que se vive no Boavista mas é entensível a todo o Futebol Português.

Suspeição relativamente à verdade desportiva, agentes indiciados em esquemas de corrupção que continuam no activo, ordenados em atraso, sociedades anónimas desportivas em processo de bancarrota, sebastianistas financeiros que prometem milhões mas que acabam detidos.

Perante um cenário tão negro uma coisa é certa, o estado das coisas vai melhorar. Pior pelo menos será impossível.

O futebol acaba pois por ser um reflexo da sociedade em geral: vive-se acima das possibilidades.

Começo já a por em causa as vantagens, para muitos clubes, de ascenderem à primeira liga do futebol profissional. Senão vejamos:

A realidade é esta; mesmo sem uma base económica que os sustente muitos clubes que ascendem à primeira liga gastam o que têm e não têm para assegurarem a manutenção, são obrigados a fazer melhorias nos estádios porque a federação a isso exige, investem em jogadores de renome, dobram os salários dos que já compunham o plantel, alguns deles até remodelaram os seus estádios para o Euro 2004.

Atentemos nos clubes que têm figurado, nos últimos anos, no principal escalão do futebol português em que verificamos um notório colapso económico e desportivo. A lista será de grande extensão e certamente deixarei alguns clubes de fora.

Chaves, Moreirense, Tirsense, União da Madeira, Salgueiros, Santa Clara, Gil Vicente, Leiria, Beira-Mar, Campomaiorense, Varzim, Penafiel, União de Leiria, Farense

Em Portugal há que combater um ciclo vicioso que torna o futebol uma actividade que nao augura nada de positivo.

Suspeição e um clima de clivagem entre dirigentes tornam o jogo pouco apelativo, propagam a irracionalidade e a disputa violenta entre adeptos, afastam as pessoas dos estádios, redundam na insustentabilidade económica dos clubes.

Por mais voltas que se dê a liga portuguesa será, mais tarde ou mais cedo, encurtada. Talvez a opção passará por uma liga de 10/12 clubes ao género do que se pratica na Escócia sendo que será disputada a mais do que duas voltas.

São os ditos grandes que sustentam a Liga, quantos mais jogos entre eles houver mais ela beneficiará.

3 comentários:

  1. O futebol tem a importancia que têm,ou seja muita.
    Porque?porque gere milhoes de massas...
    Que massas?todo o tipo,desde o doutor,ao sapatateiro,ao ladrão e ao policia.
    Por isso a questao desta farsa que foi o apitou dourado tem que ser debatida.
    O fcp corrompeu o futebol durante 20 anos,comprou arbirtos,ofereceu lhes putas,viagens,relogios,ouro,dinheiro,mandou agredir jogadores,adeptos rivais,jornalistas,politicos,fugiu ao fisco,lavou milhoes de euros em transferencias,tomou conta do mundo da noite do porto que consiste no trafico de mulheres,prostituição,trafico de drogas pesasas,e dominio das casas de diversão por parte dos seus capangas.
    Aliar a isto,icentivaram ao odio,a uma guerra norte-sul,icentivaram á violencia e inflamaram ambientes.
    Qual a sua puniçao?6 pontos num campeonato ganho....
    Nao desceram de divisão como aconteceu com a juventus em italia,como o marselha em frança,como o atletico madrid em espanha.
    Arranjaram a desculpa que foi corrupçao passiva e nao activa,escutas foram anuladas,prescristas,e até desaparecidas.
    Nao lhes foi retirados os pontos nas epocas em que as pouquissimas provas que foram reconhecidas de corrupçao,nen na epoca para o ano como se fez nos outros países,mas sim este ano que já está ganho e nao lhes faz falta.
    O estado portugues,o presidente da republica,o primeiro ministro,o ministro do desporto,e o ministro da justiça deram a MAIOR FACADA nas costas do povo portugues,povo esse sofredor,povo esse que pouco ou nada acreditava no sistema judicial,povo esse que passa fome e que muitas veses o futebol era o seu unico escape para sorrir no meio duma vida de merda.
    O crime compensa,foi a imagem que deixaram ao povo.O país bateu no fundo,um mafioso como pinto da costa consegue dominar um país europeu pertencente da uniao europeia.
    Isso só é e foi possivel porque os seus tentaculos de corrupçao e mafia sao extensos até á politica,policia,justiça,media etc....
    A corrupçao venceu a honestidade,A mentira venceu a verdade,a falta de caracter venceu a dignidade...
    Foi um dia negro para o país,o desacreditar de muitos na justiça,o aumento da revolta por parte de outros,o desejo de vingança,o renuncio a uma patria corrupta pelos mais saturados.
    Uma coisa é certa,isto vai ser o começo de algo....
    Desta vez o povo nao vai comer e calar,e os corruptos vao cair,a bem ou a mal,com ajuda ca de dentro ou de fora.

    "Há épocas de tal corrupção, que, durante elas, talvez só o excesso do fanatismo possa, no meio da imoralidade triunfante, servir de escudo à nobreza e à dignidade das almas rijamente temperadas." -

    Alexandre Herculano

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo seu ponto de vista caro leitor. Tem muita razão no que disse. abraco

    ResponderEliminar
  3. Como sabe bem ler gente de minha terra ! até que enfim alguém diz o que real se passa em portugal e no futebol ! parabéns meu caro ! continue continue ,que o mundo tem que ser dos honestos ?nem que chova fezes de porcos por portugal fora !
    um forte aperto ,um forte abraço ! de um Benfiquista do norte....

    ResponderEliminar

A sua opinião conta. Faça-se ouvir enviando um comentário