quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Porto by Night


Lutas entre Gangs, disputa de territórios, tráfico ilegal de armas, carjacking, homicídios em série. Estarei a apresentar o novo GTA? Não. Tudo isto se tem passado no submundo da noite do Porto.



O clima de violência que a noite portuense tem vivido culminou na morte de Aurélio Palha, 42 anos, um dos mais conhecidos empresários do sector.


Há quem diga no meio que Aurélio Palha terá sido vítima de uma situação que ele próprio terá originado.


Aurélio tinha o perfil e o faro para o negócio da restauração. Começou ele próprio por trabalhar como segurança de espaços nocturnos, primeiro no Cais 447, em Matosinhos e no Dacasca em Cortegaça. Mas o passo decisivo para se afirmar no ramo foi quando se associou às Festas Académicas da cidade do Porto. Durante a década de 90, Aurélio garantiu sempre a segurança privada da Queima das Fitas portuense, mantendo, segundo a revista Sábado, «boas relações (..) com os dirigentes da Associação Académica do Porto».


Os problemas terão começado derivado à escassez de seguranças que a cidade invicta tinha há 15 anos atrás. O volume e a diversificação negócios e espaços nocturnos de Aurélio exigia recrutar mais vigilantes. À falta de seguranças qualificados, o "casting" foi feito em bairros problemáticos do Grande Porto.


Em entrevista à Sábado uma fonte da PJ afirma que a onda de violência que tem assolado a cidade se trata de «uma guerra entre marginais que têm como principal ocupação o tráfico de droga, a compra e venda de armas e o carjacking e que estão apostados em dominar a noite do Porto». Isso mesmo, dois gangues na disputa pelos espaços e territórios da noite da invicta, Ribeira contra Miragaia.


A morte de Aurélio terá sido mais uma retaliação entre Gangues que começou a 21 de Julho no "Number One" e teve novas sequelas no "El Sonero" e "Kizomba" a 13 de Julho e 7 de Agosto, respectivamente. O barramento de alguém à entrada de uma discoteca pode ser o rastilho para uma onda de retaliações sucessivas.


Na noite de 27 de Agosto, Aurélio foi morto na Zona industrial do Porto, junto de dois espaços nocturnos seus, a discoteca "Chic" e o restaurante "Boi na Brasa". O empresário foi alvejado por alguém que, de uma carrinha Mercedes com vidros fumados, disparou oito tiros, dois deles certeiros à cabeça de Aurélio. A morte foi imediata.


Embora episódico este incidente é preocupante.


Com o "boom" de espaços nocturnos, por todo o país, começou a ser impensável às forças policiais controlarem, porta a porta, todos os locais de diversão nocturna. A solução passou transpor essas tarefas para forças de segurança privada. Empresários, como Aurélio, souberam fazer uma leitura e aproveitar o nicho de mercado que rapidamente se tornaria num império.


A recruta de homens com cadastro para assegurarem o ambiente destes espaços nocturnos advém, segundo a Visão, de «fazer face a quem procura entrar em discotecas para vender droga, traficar armas ou arrebanhar clientes para as suas prostitutas. (..) Esses homens são eficazes, porque sabem com quem lidam e como ligar».


O modus-operandi destes seguranças é simples. Procedem a simples contactos pessoais com funcionários de espaços nocturno, propõem-lhes os préstimos e, caso lhes seja dada uma nega, partem para a violência psicológica e física. O mesmo se passa relativamente a organismos e instituições sociais «tentam influenciar - recorrendo à coacção - a escolha de pessoas de confiança para cargos directivos» (Visão nº757)


A influência destes seguranças é tal forma que, por vezes, passam a ser eles a gerir as casas onde trabalham sobrepondo-se aos próprios patrões.


Aos olhos de todos cresce um polvo que congrega criminosos, traficantes de armas e droga, gente ligada a redes de prostituição, claques de futebol. Tudo perante um Ministério da Administração Interna que apenas exige um atestado psicológico e cadastro limpo aos candidatos a segurança. Mas todos estes processos são feitos por uma empresa subcontratada.


Se tardarem medidas preventivas de controlo e fiscalização a este submundo qualquer dia não bastarão uns meros "arpões" para caçar o polvo.


4 comentários:

  1. So nao percebo porque separam o apito dourado do crime organizado e das mafias da cidade do porto ja que está tudo relacionado...
    A raiz do mal,os 2 homems que fornecem os meios,o $,as armas e ate a droga,e que usaram o futebol como recrutamento atraves da sua claque para por sua vez recrutar mafias para por sua vez recrutar as firmas de seguranças...
    Mas nada de suprendente ja que esses 2 homens tb vieram do mundo do boxe e das boates.
    Depois andam a pedir sacrificios ao povo portugues a nivel de impostos,depois julgam cidadaos e castigam nos por meras multas de transito quando os famosos mafiosos puseram a cidade do porto um caos com ajuda de alguns pj corruptos e alguns presidentes da camera bem ao estilo das mafias sicilianas....
    Por todas as pessoas vitimas desses crimes,por todos os jornalistas que sentiram na pele esse sistema complexo de mafia nortenha,por todos os portugueses que se pagam impostos com muito custo,por todos os policias com honra,por todos os nossos filhos e a sua respectiva segurança,por todos os valores morais e eticos que uma pessoa se deve regir,por todas as pessoas que foram incriminadas,espancadas,roubadas,mortas por esse sistema de mafia nortenha,por todos os adeptos de futebol que pagaram bilhetes para verem resultados alterados,por todos,por todos que amam o seu país,por todos os que amam o futebol,chegou a altura de FALARMOS E AGIRMOS para um dia quando desta vida partirmos termos a consciencia que FIZEMOS ALGO para tornar as coisas melhores.

    ResponderEliminar
  2. Eu nao percebo muito bem é essa palavra (Nortenha), como se o norte fosse o porto, ou o Porto exemplo, capital e espelho do norte.
    Cheira-me que és lá do sul e tens alguma dificuldade em perceber o que é o norte, se é que já aqui vieste.
    Regionalizaçao já, para deixarmos de ver estes lisboetas a meterem o bedelho onde nao sao chamados...
    Pela maneira como falas dás a entender que o FCP tb tá envolvido e que o clube consegue falsear os resultados. Eu sou do Benfica e nao acredito nisso. Alguns talvez possa meter o dedinho, mas olha que o Luis Filipe e outros tb o fizeram. No futebol nao há santos!
    Quanto a este caso, deixa a PJ actuar que eles têm anos nisto e sao das policias mais respeitadas do mundo.
    Portugal sempre!!! :)

    ResponderEliminar
  3. Caro leitor, agradeco desde ja a sua participação. Só uma questão a sua resposta é em relação ao comentário acima do seu e não ao conteúdo do artigo em si certo? Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Eu admiro a facilidade em fazer de tudo um problema de claques...é so mesmo quem não anda no dia-a-dia destas e que fala e teoriza sobre algo que não tem noção!
    Enfim..é o que temos..


    www.mentalitaultra.blogspot.com

    ResponderEliminar

A sua opinião conta. Faça-se ouvir enviando um comentário